sábado, 10 de outubro de 2009

Endereços que recomendo - JOS


Home Portal - super interessante como página de arranque http://www.indeks.pt/

O software HyperscoreMusic permite a qualquer um compôr músicas. É o primeiro programa criado para ensinar estudantes e adultos a compôr simplesmente desenhando linhas e pontos no ecrã. Este programa é ensinado na Casa da Música mas pode ser baixada uma versão de demonstração. Recomendo vivamente que o visitem e mesmo a sua compra.
http://www.hyperscore.com/

Partilhe esta newsletter com familiares, amigos e colegas. Convide-os a subscrever em:
-
http://miudossegurosna.net/newsletter/?p=forward&uid=d0d69312185faddcfd189926a366d43d&mid=200

Muito interessante
Clique sobre a bandeira do país que desejar, depois clique no jornal ou revista de sua preferência e abrirá a edição mais actualizada de cada um. Nele estão alguns dos principais Jornais e Revistas do Planeta !! É um mundo de informações. Vai gostar!

http://www.indekx.com/


http://www.symfollies.com/kids/ 

musica clássica a brincar

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Resumo da reunião havida com a Directora de turma a 8 de Outubro

Caros Pais/E’sE

Tal como estava combinado, tive hoje a primeira das regulares reuniões mensais, (será sempre ordinária na 1º Quinta-feira de cada mês com a DT ou noutra data se tal se justificar), sobre os assuntos apresentados em agenda prévia.
E mesmo antes de começar a fazer este ponto de situação, já tinha na minha caixa de correio a resposta oficial do Executivo via DT a algumas das questões apresentadas.

Passo a citar:

Horário da turma: a Direcção da Escola apenas poderá pôr a hipótese de trocar as aulas de quarta-feira, se a totalidade dos Encarregados de Educação concordarem, pois as actividades extra-escolares poderão ter peso, para esta decisão.

Cabe referir que contactados os 27 dos 28 P/EE com e-mails conhecidos, obtive um total de 18 respostas escritas sendo 14 de concordância plena, 2 de total oposição (actividades extra-curriculares no exterior já programadas) e 2 de concordância para só de um dos dias (mesmo motivo).
Evidentemente que a primeira prioridade de ocupação destes tempos de 2º e 6º feira já seria a de os mesmos serem previstos para aulas de apoio a Matemática e perante a resposta que se segue, que mais nos interessa, este tema passa a estar bastante afastado, mas não esquecido até porque também falei no assunto dos dias de aulas de Matemática e Português seguidos, a nosso ver negativos. Referiu-me a DT que este assunto iria ser analisado.


Apoio a Matemática: será dado por mim, (DT/AMG/professora de Matemática) em horário a combinar com a turma, possivelmente à segunda-feira das 17.40 às 18.25 (último tempo).


Iniciativa-Moçambique: temos autorização para começar a recolha e depositar os livros no fundo da sala, no entanto a Escola não se responsabiliza pelos mesmos. vide http://saltodeleao.blogspot.com/

A DT que também dá as aulas de Formação Cívica, concordou plenamente com a pertinência em se encontrar um motivo aglutinador de interesses dos alunos do 6ºE, via apoios sociais. Poderemos assim começar a colocar no fundo da sala de aula os livros/materiais que formos recolhendo para enviar para o agrupamento de Moçambique. Eu próprio me encarregarei de os fazer chegar depois às organizadoras da iniciativa.

Como combinado irei (DT) tratar nas aulas de Formação Cívica de organizar o mapa de testes e a recolha de livros.

Existe no livro de ponto uma ficha de marcação de datas de testes. Apresentado o planning que conhecem, a professora AMG concordou em pedir aos colegas para incentivarem a marcação na ficha que deverá estar dentro da caderneta do aluno e nas aulas de FC vai começar também a falar em planeamentos de actividades, como uma forma de organização. Para além disso abordei a necessidade que eu sentia nos jovens de hoje de saberem falar em público (técnicas), e de fazerem apresentações, via o meu conhecimento profissional desse deficit. Estes temas vão ser explorados com os alunos.

Saliente-se que as aulas de Estudo Acompanhado também são dadas pela Dra. Maria João Almeida (DT do 5ºE em 2008), havendo já uma interligação do conhecimento de necessidades, especialmente Matemática.

Por último apresentou-nos a disponibilidade da Psicóloga da FT em acompanhar alunos, devendo ser este tema ser tratado única e directamente pelos respectivos Pais/EE’s. Evidentemente se a DT achar necessário esta intervenção, fá-lo-á sempre em articulação com os respectivos Pais/E’sE do aluno/a em causa.