segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Acta da reunião de Direcção de Turma/Representante dos Pais de 4 de Fevereiro 2010

1- Evolução da turma
Mantém-se a opinião da DT sobre o nível geral cultural da turma, que é francamente a melhor na Escola entre as demais do mesmo ano.
Daí se verificar que os professores têm possibilidade de ser mais exigentes com os alunos pois estes acompanham com muito mais facilidade as matérias. E, evidentemente, estão também atentos aos que têm mais dificuldades; daí terem sido alguns alunos seleccionados e convidados pelos professores, a assistir a sessões de apoio complementar às disciplinas de Português e de Inglês.

2- Primeira aula de Educação Sexual.
Foi dada na passada semana, a primeira aula de Educação Sexual. É sabido ser um tema polémico, este ano a ser ministrado pelos Directores de Turma, independentemente da sua área curricular, os quais receberam prévia formação específica para a leccionação do tema. Na opinião da professora (DT), a primeira aula correu bem e os alunos mostraram-se muito curiosos.
Ao contrário do que eu pensava, e talvez alguns Pais também o não saibam, não existe um plano nacional pré-formatado para ensino do tema, tendo sido esta aula inicial bem como as demais preparadas pela própria DT, que elaborou slides e dentro do seu próprio plano, acompanhou um banco de questões colocadas anonimamente pelos alunos, (algumas demasiado pertinentes...).
Foi explorado o tema “A chave de conceitos relacionais” e visualizado o filme "Um Amor de Cupido" sugerido pela Associação de Planeamento Familiar, para alunos com idade inferior a 12 anos, do 2º ciclo. A próxima aula abordará a vertente física/biológica e será falado o tema Adolescência, Puberdade e Sistema Reprodutor.
Informou-me que, pela sua pertinência e para além de as tentar contornar, remeteu a resposta a algumas das perguntas que lhe colocaram, para os Pais dos alunos, sem dúvida quem deverá ter o papel primordial na exploração e o assunto.
A Directora referiu-me gostar de poder ter o feed back da Turma e dos Pais, pois nestes assuntos há sempre o risco de se ferir susceptibilidades, e reforçou ter bem salientado, a importância de os Pais também poderem e deverem contribuir para a exploração deste tema.


Nota JOS. Em minha opinião, se me permitem, ainda bem que com todas estas condicionantes, temos esta Directora a falar sobre este assunto pois está perfeitamente consciente de até onde pode e deve ir, e advoga ser este um tema de crucial responsabilidade a também a ser apresentado, acompanhado e da responsabilidade dos próprios Pais.


3. Comportamento
Continua infelizmente a ser o tema quente. Os alunos mantêm-se muito diferentes do que eram no período anterior. A DT não pode acusar directamente A ou B, (fá-lo-ia seguramente se o conseguisse), o tema é de uma envolvência global de excesso de à-vontade (conversa/burburinho/falta de atenção, não cenas de manifesta má-educação), praticados num momento pontual por um/a aluno/a, às vezes sendo o/a autor/a quem, à partida, seria em principio incapaz de o fazer, atitude perfeitamente inesperada e inexplicável, infelizmente muitas vezes contagiante aquem menos se espera.
Assiste-se agora até a queixas da empregada do corredor sobre o comportamento dos alunos enquanto esperam a chegada dos professores para entrarem na sala de aula e se a funcionária opta por os deixar entrar na sala, o comportamento no seu interior, ainda sem a chegada do professor não é o que se esperava dever ser, (demasiado ruído, brincadeira).


Notas à margem da reunião,
· Sei não me competir “ser mais papista que o papa” perante os outros Pais, mas apelo, tal como o vou fazer, a longas conversas exploratórias sobre o que está a acontecer. "Apertei" bastante o Sebastião e ele lá reconheceu que por vezes conversa mais do que devia... 
· Permitam-me recordar que todas as Quintas-Feiras às 15h50, a DT tem sempre marcada a hora de atendimento aos Pais. Não será uma boa altura de também fazerem um ponto de situação individual? 
· Penso que tal como sucedeu agora comigo, sem minorar os conhecimentos e empenho dos demais professores, que os Pais gostarão de saber que os nossos filhos são ensinados nas aulas de Português pelo professor Daniel Jonas já com assinalável currículo no campo das letras. De uma rápida busca que fiz na Internet recolhi os seguintes dados:


Daniel Jonas nasceu no Porto, em 1973. É Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa com uma dissertação sobre o poeta inglês John Milton, de que resultou a tradução de Paraíso Perdido (Cotovia, 2006). Publicou quatro livros de poemas, entre os quais Os Fantasmas Inquilinos e Sonótono (Cotovia, 2005 e 2006). Traduziu Um Punhado de Pó, de Evelyn Waugh, e Seis Personagens à Procura de um Autor, de Luigi Pirandello. Prepara actualmente a tradução de À Rebours, de Joris-Karl Huysmans, e uma selecção e tradução de poemas de William Wordsworth. Nenhures é a sua estreia na escrita para teatro.
Vide http://www.youtube.com/watch?v=psmv_7J9Aeo

2 comentários:

  1. Fico contente pelo feed back em relação ao desenvolvimento da turma no que diz respeito às matérias propriamente ditas.
    Esterei o mais atenta possivel às questões relacionadas com o comportamento, mas com a condicionante "terrível" de que a Teresa não conta nada do que se passa na escola, nunca contou. Só depois de EU saber por terceiros é que "saco" algo dela... Talvez se deva refrear um pouco a "difusão" da turma maravilha para que não se sintam tão seguros e descansem à sombra da bananeira... Têm de ter noção - e isso eu estou sempre a dizer à Teresa - que para continuarem a merecer essa "classificação" não podem descurar nem o estudo nem o comportamento...
    Em relação à aula de educação sexual - o único comentário que a Teresa fez foi que tinha achado o filme "para bébés"... e percebi que havia uma divisão nítida entre raparigas e rapazes no que diz respeito a alguns dos assuntos tratados na aula - sendo que, naturalmente e por força da natureza, as raparigas estão muito mais "à frente"...
    Em relação ao Prof. Jonas - eu também já tinha feito as minhas próprias "pesquisas" depois de me ter parecido que a forma dele abordar determinadas matérias ser de facto sui-generis... E acho que os nossos filhos têm muita sorte com este Prof (sem detrimento para os outros, claro!!), porque ele não só sabe - como produz e ensina - e isso faz dele um verdadeiro Professor...

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  2. Quanto à reunião geral de pais, parece-me que seria oportuno, para que todos possamos ficar devidamente informados sobre os problemas de mau-comportamento ou indisciplina da turma. Gostava de acrescentar que seria útil que os pais dos alunos mais problemáticos fossem avisados, porque, esta tendência "actual" de castigar a turma como um todo, sem punir individualmente os alunos que claramente desestabilizam as aulas, é muito pouco construtiva para a formação dos nossos filhos.A responsabilidade tem de ser individual, mesmo que haja situações em que toda a turma possa assumir a responsabilidade por determinado acontecimento / comportamento.
    Queria ainda agradecer todo o empenho do REE, e dizer-lhe que tenho seguido com interesse o blog, pois tem constituído uma óptima ponte entre a escola e as famílias.
    Quanto às aulas de Educ. Sexual, seria bom que os pais fossem informados do programa e do material disponibilizado aos alunos, para que o acompanhamento em casa seja mais real.
    Susana Magalhães

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