terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Resumo da reunião do Conselho de Turma de 23FEV2010

  1. A Directora de Turma lamenta que o comportamento dos alunos se possa vir a refletir no aproveitamento deste período. Espera que passado esta altura de Carnaval, (como parece manifestar-se), os alunos retomem o seu bom comportamento e consequentemente melhor aproveitamento.
  2. A Directora de Turma admite a hipotese de, a não se manifestar novamente um comportamento normal, convocar dentro de quinze dias (periodo de carência que ela própria elegeu), os Pais/EE/e Alunos para uma reunião conjunta ao final da tarde sobre o tema Comportamento versus Aproveitamento - suas consequências práticas.
  3. Todos os professores presentes foram unânimes em não considerar os alunos mal-educados, mas sim demasiado expansivos com as inerentes consequências, fruto também é certo, da idade que atravessam.
  4. As aulas de Educação Sexual estão a decorrer bem, tendo sido lembrado o papel prioritário e fundamental dos Pais/EE, na explanação e explicação de dúvidas que os filhos/as tenham e apresentem em casa sobre este tema. 
  5. Está em desenvolvimento um concurso de trabalhos sobre o tema "Paz para a Palestina".
  6. As últimas faltas pontuais da Dra Maria João Almeida, (Ciências da Natureza) que por serem planeadas têm sido supridas, sem interferirem no normal decurso da explanação e acompanhamento da matéria, deve-se ao facto de esta Professora estar a fazer o seu Doutoramento.  
nota à margem: não posso pessoalmente deixar de lamentar a existência desde o inicio do ano, de um aparente desinteresse manifestado pela maioria dos Pais que me elegeram seus representantes na Turma, em opinar sobre a mesma em temas de interesse geral. 
Com efeito, pensei que poderia contar com muito mais opiniões, sugestões e iniciativas para partilhar com a DT /Professores, sempre em prole de um melhor ensino e de mais e melhores vivências para os nossos filhos.
Entendo que o funcionamento de uma turma, (e de uma Escola), é, entre outras, também espelhada pela participação dos Pais/EE, onde uma actuação proactiva por parte destes é fundamental, especialmente em idades de formação de personalidades dos filhos, como é o caso actual. 
Infelizmente não é o que se passa, não consigo obter mais resultados, mormente um mais visivel e global empenhamento dos Pais/EE, mais participações, mais sugestões e desde já gostava de frizar que não estou preso ao lugar e se alguém me quiser substituir será bem vindo.

    

4 comentários:

  1. Infelizmente, e por aquilo que tenho observado em casa, acho que as previsões pouco optimistas da DT em relação ao aproveitamento da turma estarão muito perto da verdade...
    Tal como já tinha referido em relação à última acta publicada no blog, quer-me parecer que alguns meninos e meninas do 6º E se estarão a encostar à sombra da fama de melhor turma do 6º ano e isso vai reflectir-se certamente, se não nas notas finais de período, pelo menos na real aquisição de conhecimentos porque as matérias têm de ser dadas de acordo com os objectivos previstos e quem ficar encostado, ficará para trás na corrida...
    Assim sendo, não me parece de todo descabida a dita reunião proposta pela DT - mas ponho as minhas reservas em incluir os alunos porque me parece que aquilo que é verdadeiramente necessário é que Escola(DT) e EE estejam em perfeita sintonia no que diz respeito às medidas a tomar. A presença dos alunos na reunião parece-me demasiado "democrática", desculpem-me a palavra - mas é a que melhor expressa o que eu penso: o facto de terem acesso ao próprio blog (que às tantas até visitam mais vezes do que os próprios EE...) parece-me que lhes dará acesso também a informação que deveria ser apenas trocada entre DT/EEs. Irem à reunião... Faz-me lembrar as RGAs do pós 25 de Abril, em que toda a gente tinha uma opinião muito marcada mas das quais geralmente saia muito pouco sumo. Peço desculpa se firo alguma susceptibilidade mas acrescento desde já que fiz parte da AE da minha escola na altura durante vários anos, numa lista o mais de esquerda possível, e por isso sinto-me à vontade para dizer o que disse...
    Fico satisfeita por perceber também que a opinião do grupo de profs continua a ser de que os alunos não são mal educados, apenas demasiado expansivos (e agradeço o eufemismo)...
    Para finalizar gostaria de mencionar que também concordo com o nosso representante no que diz respeito à (surpreendente) pequena participação (reflexo de pouco interesse?, não sei) dos EEs no blog e assumo mea culpa. No entanto eu, pessoalmente, tenho outros canais de comunicação com o Jorge Oliveira e Sousa que previligio em relação ao blog por uma questão assumida de "nabice" informática... Melhores cumprimentos e se houver reunião - lá estarei.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez agradeço ao representante dos EE a publicação da síntese da Reunião no blog do 6ºE.
    Concordo com a Constança Bessa no que toca à necessidade de agendar reunião de EE com a DT por forma a encontrar soluções para o deficiente comportamento da tuma, isto porque não se trata de um problema novo mas sim que é transversal a este e ao anterior ano lectivo.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço ao nosso Representante o belíssimo trabalho que tem feito. Em relação à possível reunião, concordo que se faça e entendo que poderá ser mais proveitosa, pelo menos nesta fase, sem a presença dos alunos.

    ResponderEliminar
  4. Gostava acima de tudo de agradecer ao Jorge todo o empenho que tem demonstrado no acompanhamento de tudo o que se passa com a turma e todo o interessse em transmitir de imediato toda a informação.
    Talvez a nossa falta de participação esteja relacionada com a confiança que temos em quem nos representa mas não posso deixar de concordar que estamos em falta.
    Já agora dou a minha opinião relativamente à presença dos alunos na reunião: não são obrigados a estar presentes em todo o decurso da reunião mas a sua participação dar-lhes-á responsabilidades acrescidas que me parecem estar a necessitar.
    Outro assunto: existem aulas extraordinárias de «ajuda» a matemática. Mas e o Português?

    ResponderEliminar